Você já pensou em trocar o refrigerante pelo suco na tentativa de ter uma alimentação mais saudável? Saiba que a escolha nem sempre é sinônimo de saúde. Na maioria das vezes, o suco contém menos frutas do que se possa imaginar, especialmente os industrializados.
Para evitar que a pessoa pense que está consumindo um tipo de bebida quando, na verdade, é outra, o Ministério da Agricultura obriga os fabricantes a exibir no rótulo dos sucos de caixinha o quanto de fruta há na composição. A percentagem varia de acordo com o sabor da bebida, mas, em geral, é de 30% a 50% de fruta.
A partir deste sábado, outra determinação do Ministério da Agricultura deve regrar os fabricantes de néctares, conhecidos como sucos de caixinha. Os sabores uva e laranja devem ter, no mínimo, 40% do suco da fruta. A partir de janeiro de 2016, o percentual mínimo das frutas aumenta para 50%.
A medida é para atender aos produtores das frutas no Brasil, mas também vai de acordo com o Código Alimentar, uma espécie de legislação internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre agricultura e legislação. Até então, os néctares de uva e laranja deveriam ter, no mínimo, 30% da fruta.
Menos corantes e aditivos
Para especialistas em saúde, a medida é uma forma de beneficiar os produtores, mas, principalmente, os consumidores do suco de caixinha. Os profissionais da saúde defendem que, a partir da nova medida, as pessoas estarão consumindo mais frutas, e consequentemente, menos aditivos, como corantes, aromatizantes e açúcares adicionados.
Quem consome esses sucos estará bebendo uma quantidade menor de açucares defende a nutricionista Camila Soncini Dallasta.
Para Mateus Dornelles Severo, médico endocrinologista, a opção não é a ideal, mas a obrigatoriedade de uma quantia maior nos néctares acaba por ser mais saudável para quem consome esse tipo de bebida.
Claro que, com mais fruta no composto, acaba sendo mais saudável. Mas isso não basta. Acredito que a quantidade de fruta deve ser estampada nos rótulos em letras garrafais para todas pessoas terem certeza do produto que estão consumindo. Muitas vezes, as pessoas olham as fotos das frutas na embalagem e acreditam que é suco, mas, na verdade, suco é quando é só fruta pondera o médico.
Mais doce que o permitido
Qual é seu critério na hora de escolher o suco que toma? O preço? Se ele é feito na hora? As calorias? Muitas pessoas, ao comprar a bebida, optam pelos néctares porque, geralmente, têm o preço mais baixo do que os sucos integrais. Mas é preciso saber a diferença entre as opções disponíveis.
A nutricionista Carolina Costa Cabral, criadora do site Fechando Zíper, que faz avaliação de produtos industrializados, lembra que muitas pessoas optam pelo néctar por ser mais barato que o integral, mas não sabem que o conteúdo da caixinha não é pura fruta. Ela lembra que, em fevereiro do ano passado, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) testou em laboratório 31 marcas de néctares. Na época, 10 marcas não tinham a quantidade mínima de suco de fruta exigida por lei.
Além disso, a pesquisa detectou quantidades exageradas de açúcares. Como no Brasil não há uma quantidade prevista em lei, o Idec usou as medidas usadas por uma regra aplicada no Reino Unido, que utiliza as cores verde, amarela e vermelha nos rótulos. Todas as marcas tiveram resultado "amarelo" ou "vermelho", ou seja, muito açúcar na caixinha.
Qual deles você quer?
Suco integral
Deve conter 100% de fruta. Em casos em que é adoçado, a quantidade de açúcar não deve passar de 10% da quantidade total
Sucos integrais são os que não contém açúcar
- Não tem adição de água, excerto para fins de padronização do produ"